O assunto amanhã já é outro | 💌 Desculpa o Flood #5
Até dá para ficar por dentro de tudo. Mas a que custo, sabe?
Oi, sumid@!
Até hoje, está nos meus rascunhos praticamente finalizada a edição dessa news que era para sair antes de travar e parar de enviar. Eu empaquei mais ou menos quando o Instagram tentava virar o Tik Tok. Hoje, ele já está tentando matar o Twitter. Tema vai, tema vem e o que continua é Mark Zuckerberg tentando copiar ou se desfazer de alguém.
Eu estava fazendo uma análise aleatória de perfil de marca no Twitter. Era um estudo de caso que mostrava como as marcas ficavam parecendo um tiozão tentando se enturmar se não soubessem usar a linguagem das redes sociais.
Era semana do primeiro turno da eleição. Me senti, eu mesma, estranhamente fora do tom. A batalha narrativa mais importante de todas acontecia naquele exato momento. As mentiras e um monte de desinformação, mais uma vez, comendo soltas, tendo as redes sociais como suas principais plataformas de disseminação.
Não fazia sentido publicar análise de comunicação de amaciante. Silence, brand. Descobri que tem um episódio do podcast do Braincast sobre o assunto. Você também tem a sensação de que sempre alguém já falou de algo que você queria falar?
Lula ganhou força no digital com a criação do Lulaverso, a presença de Janja, o movimento “Faz o L”. O outro lado, com teorias da conspiração e mentiras. A internet pressionava Casimiro para se posicionar.
Casimiro é um caso à parte. Precisava de uma edição só para ele. Quando eu ouvi falar, começava a fazer sucesso com seus reacts. Quando resolvi escrever, o jornalista e streamer já era GIGANTE nas redes sociais! Hoje, dispensa apresentações.
Foram as mentiras e conspirações, inclusive, que entregaram de mão beijada o ouro das redes sociais na mão de Lula: o posicionamento aberto do streamer e o post com o maior engajamento da história do Twitter Brasil.
Hoje, o recorde já é desse aqui:
Vários dos meus assuntos preferidos em um só acontecimento: Twitter, comunicação, política.
Fim da eleição. Copa do mundo. Casimiro fecha acordo para transmitir o campeonato em 2022. É a primeira vez que o mundial será transmitido no Youtube. Precisamos falar sobre Casimiro. Gigante!
Enquanto isso, no mundinho das marcas™: Duolingo. Precisamos falar sobre quem tá fazendo redes sociais com primor, diferente do amaciante. Saiu na Bits, a maior newsletter da minha área (marketing), antes que eu conseguisse elaborar. Ou decidir qual dos temas “do momento” abordar.
De lá para cá, foi um assunto passando por cima do outro. Com interesse que dura menos que o tempo de um story.
Invasão no Planalto. Elon Musk. BBB. Chatgpt. Elon Musk. Submarino dos bilionários. Threads. Taylor Swift. Elon Musk. Volkswagen, inteligência artificial, Elis regina. Ditadura . X. Fim do passarinho do Twitter. Exposed de traição do Neymar (de novo). Ppk da Cláudia. Não, a PPK da Cláudia não tem nada a ver com o Neymar. Não, o Neymar não pegou a Cláud…Ah, deixa pra lá. Não dá para acompanhar.
Barbie. Barbie. Barbie.
Barbie até que tá durando né?
Eu precisei de quase um ano inteiro me sentindo afogar em assuntos que não param de estourar na minha cabeça para fazer as pazes com o fato de que eu não consigo ser tão rápida para elaborar uma análise a partir de tudo que está em alta. E nem preciso. Nem no mar o surfista consegue surfar todas as ondas.
Inclusive, a própria Bits fez uma edição com o tema “Internet demais” e eu quase desisti de continuar esse texto, com a sensação de que “ficou velho”.
Tem espaço para todo mundo. E tempo também. O que importa não cabe dentro de um tweet e dura mais que o tempo de um story.
Voltei e continuarei por aqui devagarzinho. Com a pressa de quem toma um café recém passado e come um pedaço de bolo no fim da tarde.
Eu só quero correr para o mar. Ou para o portão de embarque. Até porque, quando eu começo a escrever essa edição, o assunto é um. Quando você abre, já é outro.
Qual vai ser o assunto quando essa news chegar na sua caixa no dia 15?
Qual é o assunto quando você terminou de ler essa news?
Se você gostou do conteúdo, considera compartilhar para que mais pessoas leiam e conheçam a Desculpa o Flood - é só usar o botão abaixo ou marcar @desculpasoflood no Instagram :)
Onde mais eu tô pela internet: blog | instagram | youtube | tik tok | linkedinho
A partir de hoje, você passa a receber essa news a cada 15 dias, nas segundas e últimas terças do mês, ok? Vamos entendendo se essa frequência funciona.
📩 Se você aproveitou essa edição e ainda não recebe por e-mail, considera se inscrever e receber na sua caixa:
Obrigada por ler até o final e desculpa o flood :)